Cultivo de eucalipto ganha destaque no mercado nacional
No segmento florestal, uma das atividades que se destaca no mercado brasileiro é o cultivo de eucalipto. De acordo com dados da Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), o país conta com 4,8 de hectares de florestas de eucalipto, desse total, 1,8 milhão é cultivado pela indústria de papel e celulose, representando 81,2% das florestas plantadas.
No entanto, não é apenas na produção de papel e celulose que o eucalipto se destaca, ele também é usado na produção de mel, óleos essenciais, postes, cercas, carvão, lenha, entre outras finalidades. Por ser uma das culturas mais rentáveis entre as espécies florestais brasileiras e por possuir diferentes finalidades, muitos produtores rurais enxergam a atividade como uma fonte complementar de renda.
Diante do crescimento da atividade no país, a Husqvarna, multinacional sueca líder em equipamentos para o manejo de áreas verdes, investe em uma linha destinada ao segmento florestal, com equipamentos robustos e de alta potência. Indicada para a utilização em todo o ciclo florestal, desde o preparo do solo para o plantio de mudas até a colheita e o desgalhamento, a linha é composta por roçadeiras, motosserras, sopradores, atomizadores, pulverizadores e podadores.
"As tecnologias permitem que o cultivo de florestas plantadas e a manutenção das áreas verdes sejam realizados de forma segura, garantindo o aumento da produtividade e oferecendo conforto na operação. Além do mais, o cultivo do eucalipto é uma atividade altamente lucrativa no Brasil e pode ser administrada na mesma área da pecuária, oferecendo até 10 vezes mais renda e sem precisar reduzir o rebanho", ressalta Paulo Figueiredo, consultor técnico de produto da Husqvarna.
Fonte: Agrolink com informações de assessoria